Há muitas espécies de pulgas, mas a maior parte tem entre 2 e 3 mm de comprimento e cor vermelha ou castanha.
As pulgas adultas perfuram a pele dos mamíferos e das aves para se alimentarem de sangue. Mas as larvas alimentam-se da matéria orgânica que costuma existir em tapetes e roupas de cama, uma boa higiene pode atrasar o ciclo de vida delas
Os ninhos das pulgas podem permanecer em estado latente durante mais de dois anos e são despertados pelas vibrações causadas pelos passos das pessoas. É comum as infestações de pulgas manterem-se latentes numa casa vazia e despertarem apenas quando a casa volta a ser habitada.
Doenças causadas por Pulgas
A doença mais comum transmitida pela mordida de pulgas é o tifo endêmico ou murino. Pode causar dermatites alérgicas, verminoses (Dipylidium caninum), anemia, estresse e viroses (pulga atua como vetor).

Medidas preventivas
? Aspire os tapetes e objetos onde os animais de estimação dormem para remover as pulgas e os ovos delas. Utilize o aspirador na potência máxima se possível, cuidado para danificar tecidos. Tenha cuidado quando abrir o saco do aspirador, pois as pulgas ainda estarão vivas.
? Leve os tapetes e os objetos onde os animais de estimação dormem para o ambiente externo e sacuda-os para que as pulgas e os ovos caiam deles.
? Lave os objetos onde os animais de estimação dormem, como cobertores ou mantas, todas as semanas e de preferência de 50 °C para matar as pulgas