No Brasil, utilizamos a palavra traça para dois grupos de insetos bem diferentes. Um deles é o das conhecidas traças-dos-livros, insetos pertencentes à ordem Zygentoma, e o outro é o das traças-das-roupas, da ordem Lepidoptera, que são a fase larval das mariposas.

As traças-dos-livros se alimentam de todo tipo de substância contendo amido. Em nossas residências, podem consumir roupas engomadas, cortinas, lençóis, sedas e a cola de amido dos papéis de parede. Vegetais e alimentos que contenham amido também são comida para esses animais; e, claro, como o nome sugere, pode ser uma dor de cabeça para quem tem muitos livros: são capazes de comer o amido dos livros, como a cola de encadernação, pigmentos de tinta e o próprio papel.

As traças-das-roupas se alimentam de queratina. Lembrando que os adultos (mariposas) não se alimentam, o problema começa quando a fêmea coloca os ovos em alguma roupa, ou pedaço de tecido, que seja de origem animal, como lã, peles e casimira. Vale enfatizar que os tecidos sintéticos, em geral, não são alvos das traças-das-roupa, já que carecem de queratina, o nutriente de interesse dessas larvas.

Doenças causadas por traças

Não há registros de transmissão de doenças causadas pelas traças. Entretanto, um ambiente infestado com esses animais pode ser prejudicial a quem tem rinite alérgica, asma brônquica ou outras sensibilidades respiratórias, já que o aposento certamente apresentará mais poeira e sujidades em suspensão no ar. Além disso, sua presença causa uma aparência de descuido e má conservação ao ambiente, sem contar os eventuais prejuízos com roupas, alimentos, livros e outros objetos de uso pessoal.

Medidas preventivas

Limpe frequente os ambientes: As traças se alimentam de resíduos orgânicos, poeira e outros materiais que são originados de ambientes sujos. É importante manter a limpeza em dia.

Descarte objetos não utilizados: O acúmulo de objetos em um armário, quartinho ou galpão é ambiente altamente favorável para a proliferação das traças.

Não armazene roupas sujas no armário: O suor é uma das secreções humanas preferidas das traças. É importante sempre deixar as roupas ventilando, ou, se estão realmente sujas, colocar para lavar imediatamente.

Embale roupas pesadas em embalagens plásticas: Uma forma de proteger as suas roupas é mantê-las bem vedadas sem nenhum acesso para as traças causarem a sua destruição.

Deixe o ambiente ventilado
Temperaturas altas e locais abafados atraem e aceleram o ciclo de vida dos insetos. O ideal é que o local circule ar constantemente. Nem sempre os buracos na roupa podem ser sinal de traças, mas se você vir uma espécie passeando pelo seu armário pode apostar que existe uma infestação.