Pragas Urbanas

Cupins

Os cupins são uma espécie de inseto que consome madeira e materiais compostos por celulose. Apesar de algumas estruturas serem mais propensas a ataques de cupins do que outras, todas as casas são susceptíveis a sofrer uma invasão desta praga.

Existem duas principais espécies de cupim adaptadas ao meio urbano, o chamado “cupim subterrâneo” (Coptotermes havilandi) e o “cupim de madeira seca” (Cryptotermes brevis). Estas duas espécies citadas podem causar sérios prejuízos e podem provocar acidentes como curto-circuito, incêndios, desabamentos, etc.

Os cupins de madeira seca são cupins que vivem em madeira com relativamente baixo teor de umidade. A própria madeira e o ambiente em que vivem proveem a umidade que necessitam para sobreviver. Quando infestam peças que são móveis, o ataque é discreto, podendo formar colônias completas no interior da peça, mesmo as de menor tamanho. Esta capacidade de habitar peças facilmente transportáveis, sem apresentar sinais externos de ataque, favorece sua dispersão quando as peças são transportadas.

Os cupins subterrâneos merecem bastante atenção, uma vez que infestam madeiras e derivados de celulose, como papel e papelão. Eles atacam paredes e pisos, podendo danificar tomadas, interruptores. Os ninhos construídos em meio ao reboco das paredes e tijolos e seus túneis podem acompanhar pequenas reentrâncias e até mesmo conduítes por onde passam as fiações elétrica e telefônica. Esses cupins subterrâneos são disseminados para outros lugares por meio de transporte de peças contaminadas ou através de revoadas que foram novos reis e rainhas aptos a desenvolver uma nova colônia.

Doenças causadas por cupim

Nenhuma doença ou doença específica sempre foi ligado ao ataque de cupins ou de infestações de cupins, de acordo com um site Termite.com. O site afirma ainda que os cupins não podem morder ou picar. Enquanto infestações de cupins não causam doença, eles podem causar reações alérgicas graves ou ataques de asma, de acordo com cupins Institute.com. Os sistemas de aquecimento e ventilação pode criar a exposição à poeira e partículas de cupins e cupinzeiros.

Medidas preventivas para evitar cupins

    • Uso de madeiras tratadas durante a construção do imóvel ou montagem dos móveis
    • Colocação de telas (20 mesh) para prevenir a entrada de alados nas áreas internas da estrutura
    • Proteção da superfície exterior das madeiras com tintas, vernizes ou outras coberturas apropriadas, com o objetivo de tapar frestas e rachaduras onde os cupins possam se alojar.
    • Aplicar produto para controle de cupim em todas as superfícies não acabadas dos móveis (entenda por superfície não acabada aquelas que não tem tinta ou verniz – como por exemplo, a parte de baixo e de trás dos móveis, gavetas, etc.), assim como as juntas nas madeiras, seguindo sempre as instruções de uso.
    • Inspeções periódicas em armários, madeiramento do telhado e outras estruturas;
    • Não transportar móveis e objetos infestados

Empresa especializada em controle de pragas urbanas, usando a metodologia de Manejo Integrado de Pragas

NÃO SE PREOCUPE

MAIS COM PRAGAS

Oferecemos a melhor solução para controle, manejo e prevenção contra pragas do mercado. Solicite um Orçamento Grátis pelo e-mail ou fale conosco pelo WhastApp

Conheça mais sobre pragas